Existem nutrientes que são essenciais e devem fazer parte do dia a dia dos idosos, incluindo: Vitamina D encontrada em alimentos como sardinha, gema do ovo, filé de fígado e outros.
? O cálcio presente no leite e derivados; as folhas verdes escuras; soja; as proteínas encontradas nas carnes, ovos e peixes.
? A vitamina B12 presente nos alimentos de origem animal e as fibras que encontramos nos legumes, verduras e frutas. Além deles, se faz necessário ter uma rotina alimentar: comer mais vezes ao dia e em porções menores.
?É essencial ingerir água para evitar a desidratação (que é comum nesta fase), pois, muitas vezes, os idosos dizem “não sentir sede”.
Também, é bom estar atento ao preparo dos alimentos, por exemplo, se o idoso faz uso de prótese dentária (essa precisa estar bem adaptada a ele), o ideal é que ele coma mais cozidos, assados, porque a digestão começa pela boca, ou seja, se não mastigar bem, comprometerá todo o processo.
Seja um incentivador de uma alimentação saudável aos idosos! Promova momentos onde a refeição seja um momento de prazer e de alegria.
Quíron Home Care®
Assistência domiciliar ao idoso
Salvador - BA
(71) 3340-1880