Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo, de acordo com o Ministério da Saúde.
Isso acontece em algumas fases: primeiro algumas alterações na memória e habilidades espaciais; depois dificuldades na fala, seguida de agitação e insônia; logo em seguida pode haver resistência à execução de tarefas diárias, com deficiência motora progressiva; e depois a perda da autonomia, mutismo e até infecções intercorrentes.
Então, como lidar?
♦ Evite barulhos, ruídos, sons muito altos e discussões em casa, principalmente nesse período de quarentena que todos estão em casa;
♦ Evite mudanças bruscas na rotina do idoso: fale tranquilamente e não discuta. Escolha palavras simples, frases curtas e tom de voz amável e tranquilo;
♦ Não trate a pessoa idosa como uma criança;
♦ Favoreça exercícios e estímulos cognitivos diários;
♦ Mantenha um acompanhamento nutricional, médico, odontológico, fisioterápico, psicológico e invista na companhia de um cuidador, isso fará toda diferença na manutenção da qualidade de vida!
♦ O atendimento domiciliar é a melhor solução em tempos de pandemia!
Enfrenta essa situação em casa?
Precisa de auxílio?
Quíron Home Care | Assistência Domiciliar
Salvador - BA
(71) 3340-1880