A pandemia do coronavírus e o isolamento social trouxeram impactos para a saúde mental e física da população, principalmente dos idosos e de pessoas que se enquadram nos grupos de risco.
De tal forma que a solidão causada pelo distanciamento, somada à incerteza em relação aos riscos da doença COVID-19 e à vulnerabilidade do indivíduo, fizeram com que os casos de depressão e ansiedade disparassem entre esta parcela da população.
É importante lembrar que isolamento social não é e nem deve significar isolamento emocional. Idosos sozinhos em casa e distantes da família ou em casas de repouso, precisam receber contato humano através de telefonemas ou videochamadas. Eles precisam se sentir acolhidos, amados e assistidos.
Além de todo o cuidado prático, manter a saúde mental é bastante importante para os idosos. Atividades passivas demais, como assistir a televisão o tempo todo não são muito benéficas.
É fundamental que se invista em atividades que estimulem o raciocínio. Os famosos passatempos como palavras-cruzadas, sudoku, caça-palavras e quebra-cabeças podem ser boas alternativas.
Como está ajudando os idosos na sua casa a ficarem bem emocionalmente? Deixe nos comentários!
Quíron Home Care
Assistência domiciliar ao idoso
Salvador - BA
(71) 3340-1880