Os cuidados com a saúde bucal são importantes desde o surgimento do primeiro dente até a chegada da terceira idade. Para que você e sua família fiquem por dentro dos problemas bucais veja as dicas a seguir:
Cáries
Uma pessoa idosa tem mais chance de sofrer com alterações bucais, por ter a gengiva mais retraída. Isso acaba deixando a raiz do dente mais exposta, o que aumenta a probabilidade de acontecer a ‘cárie de raiz’.
Cuidado com as próteses e implantes
Não é todo idoso que sabe fazer a manutenção correta das próteses ou implantes que possui. Isso acarreta em incômodos, doenças e má qualidade de vida.
Lesões na boca
Fumo, álcool ou próteses (que não se adaptaram ao formato da boca) são fatores que aumentam o risco de lesões na mucosa bucal, como candidíases, leucoplasias ou câncer bucal.
Inflamações na gengiva
As pessoas idosas que infelizmente sofrem com periodontite, se não tratarem, correm o risco de perderem o osso que dá suporte aos dentes, o que os deixa amolecidos.
Sempre que eles sorriem, mostram os dentes, o que afeta a confiança e autoestima se o sorriso não estiver bonito e saudável, é claro.