A chegada do verão, para aqueles que querem logo os passeios para praia e piscina, é motivo de muita alegria. Mas para alguns grupos de pessoas, como os idosos, é preciso ter cautela.
Quando o corpo envelhece, ele perde muito líquido. Enquanto um adulto tem 60% do corpo com água, um idoso possui apenas 40%. Sendo assim, a pele é um dos principais órgãos que precisam de mais atenção nas altas temperaturas.
Para ajudar com o calor:
Hidrate-se
Beba água em pequenas quantidades, mas por várias vezes ao dia. Evite bebidas diuréticas, como alcóolicas ou com cafeína.
Proteja-se do sol.
15 minutos por dia já é suficiente, e prefira horários como antes das 10h e depois das 16h.
Atividades aquáticas.
Praticar essas atividades em períodos menos quentes do dia ajuda a refrescar.
Use protetor solar
Todos precisam usar protetor no dia a dia, os idosos mais ainda, afinal, o corpo direciona mais sangue para a parte da pele inflamada do sol, e isso pode comprometer outros órgãos, além da sensibilidade da pele.
Opte por alimentos e roupas leves.
Frutas tropicais, como a melancia, verduras legumes e roupas frescas ajudam a evitar hipertemia.
Dica
Muita sede, confusão mental e irritabilidade são alguns dos sinais que o corpo está desidratado. As consequências podem ser exaustão, queda, hipotensão, confusão mental, derrame e até um acidente vascular cerebral (AVC). Caso o idoso apresente algum desses sintomas, busque ajuda!
Quíron Home Care | Assistência Domiciliar
Salvador - BA
(71) 3340-1880