O primeiro a saber é que: toda pessoa com febre e sintomas respiratórios como coriza, tosse e falta de ar se enquadra como um potencial caso suspeito de Covid-19, certo?
Assim, em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e só procure um hospital se o problema se agravar. Isso vale também pros idosos!
Fique atento ao quadro geral de saúde do seu familiar e em caso de sintomas leves: deixe o idoso de repouso, garanta que água suficiente, mantenha uma alimentação saudável e, se precisar, recorra a medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar os incômodos. Mas, consulte o médico (mesmo que on-line!).
Em caso confirmado de COVID-19:
O paciente deve se isolar em um cômodo da casa, com a porta fechada e as janelas abertas para circulação de ar;
É necessário respeitar um distanciamento de pelo menos um metro entre o paciente e os demais residentes;
A limpeza deve ser reforçada nos ambientes: maçanetas, vaso sanitário e móveis com álcool 70% ou água sanitária. Objetos como talheres, lençóis, copos e toalhas devem ser usados somente pela pessoa com covid-19. O lixo produzido por ela também precisa ser separado.
Por fim: todos os demais familiares também devem adotar o isolamento domiciliar considerando que podem ser assintomáticos.
Temos adotado medidas específicas com relação aos métodos dos cuidadores nesse período!
Quíron Home Care | Assistência Domiciliar
Salvador - BA
(71) 3340-1880